segunda-feira, dezembro 19, 2005

O Natal e o seu efeito renovador

É chegado o mês do Natal, e com ele nova atmosfera de esperança se instala. Os sonhos adormecidos adquirem o seu espaço nas possibilidades de realização que esta época traz.
As dificuldades vividas durante o ano, inquietam-se neste período, proporcionando um momento especial de renovação.Embora muitos dos problemas em todo o planeta permaneçam sem solução, o ser humano é capaz de se reorganizar internamente e ceder espaço para a celebração da harmonia, liberdade, sacrifício, confraternização, e outros temas fundamentais e pertinentes à evolução humana.O simbolismo que premeia esta ocasião mágica é capaz de se materializar através de abraços vigorosos e repletos de carinho, do perdão que chega repentinamente e revela a nobreza da humildade e da reconciliação, da silenciosa e particular auto avaliação e o julgamento que suscitam o desejo de se aperfeiçoar e crescer.
Ainda que o Natal seja uma comemoração cristã, a sua dimensão é conhecida e respeitada. Ele simplesmente se faz presente repetidamente, ano após ano, fazendo-nos lembrar sempre da sua origem, ou seja, os verdadeiros motivos pelo qual surgiu: renovação e esperança.A maneira mais singela e propícia para exaltar a magnitude do evento natalício é a aproximação que se forma entre parentes próximos e distantes, amigos recentes e velhos, e até desconhecidos. A predisposição para o comunitário, em detrimento do individual facilita as relações mais desprendidas e menos egoístas. É, sem dúvida, a oportunidade dourada para juntar o que se dissociou e perdeu e ainda, abrir portas de novos horizontes, unir forças e renovar.A redescoberta do nosso lado interior é um presente incalculável. O quotidiano rouba-nos demasiado tempo, e consequentemente o contacto com as pessoas. Olhar para nós próprios, é o acesso pelo qual nos podemos transportar a uma renovação da vida, mantendo-se firme aos princípios éticos, e encontrar força para transformar pedra em ouro. Verdadeiras revoluções ocorrem de dentro para fora. O primeiro passo pode ser dado nesta oportuna ocasião.O poder de mudança despertado pelo simbolismo do Natal é passageiro, e quem deseja continuar nesta viagem, cujo destino é o enriquecimento humano, deve ter em mãos o bilhete da vontade e atenção redobrada.
Aproveite cada oportunidade desta época e aproxime-se do seu mundo interno.
Aproxime-se das pessoas e desperte nelas também o seu lado renovador.
Faça deste evento o Natal da renovação.

17 de Novembro de 2005
Joana Vela

Sem comentários: