segunda-feira, dezembro 10, 2007

A tartaruga …e o PSD Águeda


Comecemos pelo conto infantil, comecemos pela história – da tartaruga e da lebre.

Como sabemos a tartaruga é um animal robusto, mas vagaroso; a lebre é esguia, mas veloz. Numa corrida, a lebre ganharia facilmente à tartaruga. Mas será sempre assim? Foi, por acaso, assim na narrativa de Pierre Goulart, tantas e tantas vezes repetida às crianças como história de embalar e como lição de vida a reter?

Não, não o foi…

Com esta alegoria pretendo metaforicamente simbolizar o PSD Águeda com a tartaruga e o Partido Socialista de Águeda com a lebre, corredora e saltitona.

Há 2 anos e meio, o P.S ganha as eleições autárquicas em Águeda. Rios de tinta correram sobre isso…era o tempo da esperança e da tão apregoada mudança. Mudança que se queria de hábitos, procedimentos e modus operandi…

Muito bem, 2 anos passaram, vamos à rua, entremos nos cafés, auscultamos empresários, sintamos o pulsar da cidade…

A mudança deu lugar à descrença; a esperança à desilusão.

A reforma administrativa camarária, alvo de elogios externos, é um verdadeiro pesadelo para o cidadão comum que a ela se dirige, pois ainda que o papel tenha dado lugar ao digital, as filas de espera para atendimento passaram de largos minutos para algumas horas…

A ceifeira, grande baluarte de campanha pública pelos socialista, ainda que visualmente tenha consequido alguma melhoria no aspecto da Pateira, não resolve nem de perto, nem de longe os problemas da maior reserva aquífera natural da Península Ibérica; Ainda esta semana se soube também, que a tão famosa petição entregue na Assembleia da República nada trouxe, nada acrescentou, nada de bom vislumbrou..

Os parques industriais, com uma divulgação mediática tão acentuada, e já com fundos do orçamento determinados, parecem agora semi-adormecidos, tamanhas as críticas relacionadas com a sua localização, mas acima de tudo com as suas reduzidas dimensões.

O Agcua, projecto para reanimar o centro histórico com o comércio tradicional, depois de um relativo sucesso, foi abandonado , com a demissão dos responsáveis e um desentendimento generalizado…

Olhemos também um pouco para o total clima de insegurança e medo que se vive nas ruas de Águeda, com diversas lojas a serem assaltadas, casas particulares espoliadas e carros furtados em plena luz do dia…

Também a "trapalhada" recente com o chumbo da carta educativa, não por mero capricho do PSD, mas antes por não corresponder ao justo anseio das freguesias, mas acima de tudo dos jovens estudantes, demostrou a vulnerabilidade desta gestão autárquica , que com tiques autoritários, queria "lavar as mãos" das suas responsabilidades e passar a "batata quente" para os eleitos da Assembleia municipal…

E muitos outros "episódios", podiam e deviam aqui ser referidos mas por falta de espaço neste Fórum do Ideias Políticas não o farei, senão teriam que ser referenciados novamente os "velhos" temas relacionados com: a ligação à A1, a via rápida Águeda-Aveiro, o novo hospital, o pavilhão multi-usos, o centro coordenador de transportes, etc, etc.

Termino, voltando ao conto infantil…

O PSD Águeda, terá que ser a tartaruga ao longo destes 2 anos…o corredor de fundo, aquele que devagar vai longe…
Terá que recuperar a credibilidade junto dos aguedenses, isto se alguma vez a chegou a perder totalmente, terá novamente que recuperar a confiança do seu tradicional eleitorado e saber chegar ao restante, chamando até si os mais jovens, os mais capazes, os mais dinâmicos.

Nestes 2 anos, o PSD Águeda terá que estar unido em torno de um objectivo comum, não necessariamente o objectivo "cego" de recuperar o poder autárquico, mas antes e isso sim, a vontade férrea e clara de apresentar as melhores propostas, as soluções mais realistas para os problemas diagnosticados e claro está tambem, ter a capacidade necessária para trilhar o melhor caminho para as gentes de Águeda e para o desenvolvimento real e concreto do concelho de Águeda – esses sim, baluartes que nos levarão à reconquista da Camara Municipal.

Tudo isto, por Águeda!

Tiago Lavoura

Sem comentários: