segunda-feira, fevereiro 27, 2006

ÁGUEDA NA VANGUARDA

A transformação de Águeda num Concelho na vanguarda da tecnologia, será sem dúvida alguma um dos desafios mais importantes que enfrentaremos. Se não queremos parar no tempo, se queremos evoluir tecnologicamente, temos como se costuma dizer, investir em tecnologia.

A proximidade à Universidade de Aveiro, a existência da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, a adesão a diversos protocolos que se verificaram nos últimos anos, são esforços importantes mas não suficientes. É preciso ir muito mais além. E mais uma vez, de forma integrada, envolvendo todos. Desde as Escolas às Associações, da Autarquia a todos os Munícipes.

Torna-se por isso fundamental a promoção, por parte da Câmara Municipal, de um Espaço Internet. Mas que este espaço não passe apenas por uma sala fechada com uma dúzia de computadores possuindo poucos programas e acesso gratuito à Internet. Que este seja aberto a todos, dinâmico e inovador. Aberto para que todos o possam utilizar no horário o mais alargado e flexível possível, inovador possuindo bons equipamentos mesmo ao nível da multimedia, e dinâmico ao possibilitar acções de formação, jogos em rede, entre outras actividades que sejam possíveis de realizar, potenciando ao máximo este espaço.

Defendo também uma reformulação completa do site da Câmara Municipal e a implementação de um Portal. O primeiro com mais informação, melhor interactividade, e que permita ao Munícipe aceder a diversos serviços, reduzindo tempos de atendimento e desburocratizando-os o mais possível, contribuindo desta forma para aumentar a qualidade. O segundo como ligação a todas as colectividades do Concelho, aproximando-as, ajudando também a promover Águeda no Mundo.

E no mundo globalizado em que vivemos, cada vez mais a Internet surge como uma ferramenta essencial de ligação, de conexão. O seu fácil e livre acesso ganhou por isso uma importância vital.

A criação de hotspots wi-fi em zonas de lazer, de comércio e restauração, permitindo a que qualquer pessoa possa aceder à Internet, é abrir possíveis caminhos, e valorizar esta ferramenta.

Por outro lado, porque não desenvolver em pontos estratégicos do Concelho, quiosques multimédia, onde seja possível aceder a informação importante em rede ? Desde informações úteis como oferta hoteleira, localização de museus, mapas, entre tantas outras.

Tecnologia significa então qualidade de vida, acesso a informação, facilidade de comunicação, se todos tomarmos consciência disto, certamente vencermos o desafio de colocar Águeda na vanguarda da tecnologia.

Carlos Franco

Águeda, 21 de Fevereiro de 2006

1 comentário:

Paula Franco disse...

foi o lema do nosso projecto político e é o que nos vai no coração - fazer de Águeda um concelho vanguardista - apostar em novas ideias, projectos, transformar mentalidades, ousar DESAFIAR! o futuro passa pelos jovens, aliado à sabedoria e bons conselhos dos mais velhos :)